sábado, 29 de maio de 2010

Ator Dennis Hopper morre aos 74 anos

Ator Dennis Hopper morre aos 74 anosO ator americano Dennis Hopper, mais conhecido por dirigir e estrelar o clássico de 1969 "Sem destino" ("Easy Rider"), morreu às 12h15m (horário de Brasília) deste sábado em decorrência de um câncer de próstata. Hopper tinha 74 anos e morreu em casa, em Los Angeles, cercado por familiares e amigos. As informações são de Alex Hitz, amigo próximo ao ator.

Em uma diversificada carreira de mais de 50 anos, Hopper apareceu ao lado de seu mentor James Dean em "Juventude transviada", na década de 50, e interpretou maníacos em filmes como "Apocalipse now", "Veludo azul" e "Velocidade máxima". O ator foi indicado duas vezes ao Oscar: pelo roteiro de "Sem destino" (junto com o ator Peter Fonda e Terry Southern) e pela interpretação de um professor de basquete de um colégio no drama "Momentos decisivos", de 1986.

"Sem destino", considerado um dos melhores filmes do cinema americano, fez parte de um movimento que revelou jovens talentos como Francis Ford Coppola e Martin Scorsese. De baixo orçamento, "Sem destino" levou aos cinemas o consumo de maconha, tráfico de cocaína e popularizou os motoqueiros cabeludos. "Nós tínhamos atravessado a década de 60 e ninguém tinha feito um filme sobre fumar maconha sem matar um monte de enfermeiras", disse Hopper è revista "Entertainment Weekly" em 2005. "Eu queria que 'Sem destino' fosse como uma cápsula do tempo sobre aquele período", completou.

Dennis Hopper e Peter Fonda se juntaram na tela por um até então desconhecido Jack Nicholson como um advogado alcoólatra, mas o set de filmagens não foi nada harmonioso. Hopper tratou a todos com violência e Fonda o descreveu mais tarde como um "pequeno fascista louco". A amizade dos dois acabou ali.

Hopper descobriu a doença em setembro do ano passado, mas continuou trabalhando até o fim. Hopper vivia o personagem Ben Cendars na série de TV "Crash" e estava se dedicando a um livro que mostra suas fotografias. Os últimos meses do ator foram consumidos por um conturbado divórcio com sua quinta mulher, Victoria Duffy. Seus muitos casamentos incluem uma união de apenas oito dias com Michelle Phillips, do grupo The Mamas and The Papas, na década de 70. Hopper deixa quatro filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário