terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Morre David Brown, produtor de 'Tubarão' e 'Conduzindo Miss Daisy'

Veterano de Hollywood de 93 anos morreu em casa, em Nova York.
Produtor recebeu quatro indicações ao Oscar, mas nunca foi premiado.

Morre David Brown, produtor de 'Tubarão' e 'Conduzindo Miss Daisy'

O veterano produtor de cinema norte-americano David Brown, quatro vezes indicado ao Oscar e cujos trabalhos incluem "Tubarão" e "Conduzindo Miss Daisy", morreu nesta segunda-feira (1º) aos 93 anos em sua casa em Manhattan depois de uma longa doença, informou a Hearst Corporation.

O ex-jornalista também é responsável por ter ajudado a levar pela primeira vez Elvis Presley às telonas em "Ama-me com ternura" ("Love me tender"), além de ter participado do lançamento da carreira do diretor e vencedor do Oscar Steven Spielberg.

Após ser contratado em 1951 para dirigir o departamento de roteiros da 20th Century Fox, Brown cresceu na empresa antes de abrir uma produtora com Richard Zanuck, em 1972.

Um dos primeiros filmes da nova associação foi o sucesso "Golpe de mestre" ("The sting"), de 1973, protagonizado por Robert Redford e Paul Newman.

Brown e Zanuck também trabalharam com Spielberg em "Louca escapada" (The Sugarland express) e logo o contrataram para dirigir "Tubarão". Os produtores dissolveram a companhia em 1988 quando Brown fundou sua própria empresa, a The Manhattan Project Ltd.

Brown foi indicado quatro vezes para Oscar de melhor filme por "Tubarão", "O veredicto", "Questão de honra" e "Chocolate", mas nunca recebeu o cobiçado prêmio.

Brown nasceu na cidade de Nova York e foi casado por mais de 50 anos com a autora e editora da revista "Cosmopolitan", Helen Gurley Brown.

Nenhum comentário:

Postar um comentário