segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Lenda do jazz britânico, John Dankworth morreu hoje aos 82 anos

O tema da série ' Os Vingadores' é um de seus trabalhos mais conhecidos. Tocou ao lado de Nat King Cole, Ella Fitzgerald e Oscar Peterson.

O saxofonista Sir John Dankworth, um dos principais nomes do jazz britânico, morreu neste sábado (6) aos 82 anos.

Em sua carreira trabalhou muito próximo de nomes como Nat King Cole, Ella Fitzgerald e Oscar Peterson. Também foi o autor do tema de abertura da série de televisão "Os Vingadores".

Ddescrito pela "Jazzwise Magazine" - revista mensal britânica que trata de praticamente todas as correntes do jazz - como "um dos maiores símbolos do jazz britânico", o músico morreu em um hospital em Londres. A causa não foi revelada.

Dankwort nasceu em 1927, em Essex, sudoeste da Inglaterra e começou a tocar clarinete na adolescência antes de entrar para a Academia Real de Música em Londres aos 17 anos.

Inspirado no saxofonista Charlie Parker, ele trocou de instrumento e rapidamente começou a compor, arranjar e gravar músicas nos dois lados do Atlãntico.

Era casado com a cantora Cleo Laine por mais de 50 anos e deixou dois filhos, Alec e Jacqui. Ambos seguiram a carreira do pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário